quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

historia da gastronomia




Camarão rosa, ostra, folhas de couve, pimentão vermelho, amarelo, pimenta, cebola, alho. Tudo isso salteado na manteiga e servido com um purê de aipim. Deu água na boca? Todos esses ingredientes formam o prato Esplendor da Ilha, criado especialmente pelos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para o Roteiro Gastronômico Norte da Ilha, lançado recentemente em Santa Catarina.
A ação faz parte do Programa Comunidade Sapiens, promovido por meio da parceria entre o Sebrae em Santa Catarina, Instituto Sapientia e do Parque de Inovação Sapiens, com apoio da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF-Canasvieiras).
De acordo com o gestor do projeto no Sebrae/SC, Januário Serpa Filho, o mais novo roteiro gastronômico da ilha de Florianópolis é resultado da junção dos projetos de Artesanato e Gastronomia. "Num único roteiro, o turista poderá apreciar os restaurantes credenciados e visitar os ateliês de artesanato. A idéia é apoiar a economia local e alavancar o turismo no período de baixa temporada aproveitando, por exemplo, o turismo empresarial formado por aqueles que visitam o Estado para fazer negócios e/ou para participar de eventos", explica.
Para o coordenador do curso de gastronomia da Unisul, Luiz Guilherme Buchmann, a instituição se sente muito honrada em participar deste projeto. "Ao mesmo passo que estamos trabalhando em prol da comunidade, colocamos nossos alunos diretamente no mercado de trabalho", conta.
Sabor e criatividade
Pelo valor de R$ 39, além do cliente saborear esse delicioso prato, que traz em sua composição dois nobres frutos do mar, o camarão e a ostra, o turista ganhará de 'sobremesa' e recordação um prato artesanal típico da cerâmica açoriana moldado por ceramistas. O prato traz como detalhe a marca do projeto desenvolvida pelo setor de design do Sebrae. Já a embalagem do prato é considerada um brinde à parte. Isso porque ela é feita artesanalmente com papel marchê e tecelagem. No laço, os detalhes são feitos de pequenas casquinhas de ostra e camarão seco.
Além da marca, foram criadas também outras ferramentas de divulgação, como folder, panfleto. "Já estamos pensando em outras formas de comunicação externa para divulgar o roteiro. Uma das idéias é colocar um totem nos restaurantes participantes, com a logomarca do projeto feita em mosaico, produzido pelos artesãos locais", afirma a consultora do Programa Sebrae de Designer, Luciana Oda.
Ao todo participam do roteiro 12 restaurantes: A Casa, Ancoradouro, Antonio's, Canto do Mar - Ingleses, Canto do Mar - Ponta das Canas, Confraria Turismar, Esquina Mattis, Freguesia Restaurante e Bar, Pitangueiras, Porto Daniela, Toca de Jurerê, Zé do Cacupé. Para participar do roteiro, todos os estabelecimentos tiveram que cumprir a exigência de participar do Programa Alimento Seguro (PAS) oferecido pelo Sebrae.
Para acompanhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário